Sigma

Telefones: (11) 4195 6052 / 0800 770 1332

Atendimento de segunda a sexta das 8:30h as 18:00h

Veja como funciona uma administradora de condomínios

Para que o convívio de um condomínio seja harmonioso, ou ao menos, pouco conflituoso, um caminho é adotar uma boa administradora de condomínios e conhecer ainda mais sua estrutura. Se você ainda não tem conhecimento, uma administradora de condomínios é capaz de auxiliar o síndico no exercício das atividades cotidianas do edifício, dando suporte a uma série de tarefas administrativas tais como: contabilização de receitas e despesas, elaboração de folha de pagamento e realização dos pagamentos, emissão e boletos de pagamento das cotas condominiais, confecção da pasta de prestação de contas mensais, e além disso a administradora de condomínios presta assessoramento pré e pós assembléias gerais.

Qual o papel do síndico, segundo a administradora de condomínios?

De acordo com a administradora de condomínios, o síndico pode ser pessoa física ou jurídica, moradora ou não do condomínio, a quem cabe representar o condomínio no que diz respeito aos direitos e deveres do mesmo. No entanto, a administradora de condomínios também afirma que cabe ao síndico a arrecadação de cotas do condomínio, e com isso, a realização de todas as atividades citadas anteriormente. Contudo, os deveres do síndico com a administradora de condomínios é: convocar a assembléia dos condôminos, representar (ativa e passivamente) o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns.

Além disso, a administradora de condomínios também julga necessário que o síndico tenha conhecimento da assembléia e da existência do procedimento judicial ou administrativo, e também elaboração da receita e despesa relativa a cada ano, prestando contas à assembléia anualmente, e quando exigidas pela administradora de condomínios. Como posto acima, parece bem simples a função do síndico, contudo, poucos sabem da responsabilidade que acompanha tal encargo, já que uma simples tarefa pode ter várias vertentes e implicações, porém a administradora de condomínios deve estar pronta para orientá-lo a qualquer momento.

Sigma Otimização Administradora de Condominio

O principal objetivo da administradora de condomínios

Mais do que orientar os síndicos e as partes envolvidas, a administradora de condomínios torna o convívio mais harmonioso o possível, além de servir como uma ponte entre o edifício e os órgãos legais de fiscalização do país. De maneira geral, a administradora de condomínios se dá por meio de três órgãos sendo: assembléia geral, síndico (que por vezes conta também com a atuação dos subsíndicos, quando assim dispuser a convenção de condomínio) e conselho. Com isso, também é interessante ressaltar que a assembleia geral dos condôminos, regida pela administradora de condomínios, é o órgão que define os rumos do condomínio desde que suas deliberações respeitem as respectivas ordens fixadas em lei.

Outra questão que confunde muito as pessoas são as regras condominiais definidas pela administradora de condomínios. Por isso, iremos destacar pontos fundamentais para você. A normativa que influencia na administradora de condomínios é muito numerosa, além da Lei 4.591 de dezembro de 1964, considerada a maior lei. De maneira geral, é inegável a importância da convivência harmoniosa entre os usuários do condomínio, os quais deverão permanentemente somar os esforços em busca da compreensão e colaboração efetivas. Segundo a administradora de condomínios o condomínio é composto de unidades autônomas que são de uso privativo e de áreas comuns que são de uso coletivo.

A administradora de condomínios hoje

Hoje a administradora de condomínios inclui vários serviços, devendo obrigatoriamente servir assessoria jurídica, prestação de contas, serviço de manutenção predial, contabilidade e recursos humanos, compras e serviços para trabalhos específicos. Porém, a verdadeira administradora de condomínios executa também as atividades do síndico, contratando pessoal, preparando a previsão de despesas, prestando contas, elaborando folhas de pagamentos, entre outras atividades. E com isso, a administradora de condomínios cobra um valor percentual sobre a arrecadação do condomínio, como remuneração pelos serviços prestados. Entretanto, deve ser salientado que uma boa administradora de condomínios é capaz de manter um equilíbrio judicial, legal e harmonioso, colaborando também na vida útil do mesmo.

Endereço: Al. Rio Negro, 1084 CEP 06454-000 - Alphaville - Barueri - SP

Veja no Mapa de Localização

Desenvolvido por: Athos